O projeto de arquitetura para um futuro empreendimento turístico na Retur, intitulado Camaleão; Castro Marim, venceu recentemente um prémio na categoria Residential Development 20+ Units – Portugal dos European Property Awards 2025-2026.
Trata-se de um projecto que se inspirou em históricas e culturais do Algarve para ser ecologicamente consciente e combinando com uma arquitetura funcional e cativante,e, ao mesmo tempo, refletir a alma da região.
Segundo a presidente da câmara municipal, Filomena Sintra, na envolvência com a natureza, as áreas de preservação ecológica daquela zona vão ser cuidadosamente mantidas para garantir a proteção de espécies nativas da fauna e flora.
No projeto está prevista a construção de apartamentos e moradias à beira-mar para «viver ou passar férias, com terraços, piscina, jacuzzi e estacionamento».
Depois de um trabalho para reativar e compatibilizar as infraestruturas existentes com as regras do ordenamento e do Plano Diretor Municipal, dia a senhora presidente, «existem agora condições para a aprovação de uma alteração ao loteamento que se ajusta àquilo que são os novos desígnios do planeamento de urbanismo, não aumentando carga urbanística, mas melhorando a qualidade do espaço público e usufruto e futura manutenção dos equipamentos».
Este projeto é promovido pelo consórcio dos promotores Terracota Capital e Vogue Homes e pretende não só reconhecer a excelência do projeto, mas também a capacidade de Castro Marim afirmar-se como um «território de inovação, sustentabilidade e visão urbanística, ao atrair investimentos de qualidade que respeitam e valorizam a identidade local»
Para Filomena Sintra a distinção contribui ainda para reforçar a visibilidade de Castro Marim como destino estratégico no panorama europeu do desenvolvimento urbano sustentável.