Mário Tomé eleito para a ResiAlentejo

O Município de Mértola informou que o seu Presidente, Mário Tomé, foi eleito Presidente do Conselho de Administração da ResiAlentejo – Empresa Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Baixo Alentejo.
Esta entidade é responsável pelo sistema de tratamento e valorização de resíduos urbanos em oito concelhos do distrito de Beja: Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

A eleição decorreu hoje, dia 27 de novembro de 2025, em sessão da Assembleia Geral da ResiAlentejo, realizada em Beja.

Mário Tomé sucede a Marcelo Guerreiro, antigo autarca de Ourique, que anteriormente presidiu à ResiAlentejo e à CIMBAL.

O novo Conselho de Administração, para o quadriénio 2025-2029, integra ainda como vogais Liliana Cabecinha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Beja e Francisco Picareta, Presidente da Câmara Municipal de Serpa. Paralelamente, a Mesa da Assembleia Geral passa a ser presidida por José Banha, vereador da Câmara Municipal de Moura, tendo como secretários Corina Colaço, vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, e Emílio Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos.

A ResiAlentejo, constituída em 2004, atualmente com cerca de 150 funcionários, tem como missão assegurar a gestão integrada do sistema de tratamento e valorização de resíduos urbanos do Baixo Alentejo, tratando cerca de 50 mil toneladas de resíduos por ano, numa área de 6.650 km² e servindo aproximadamente 86.500 habitantes.
Com esta eleição, o Município de Mértola reforça o seu papel ativo na promoção da sustentabilidade ambiental e na cooperação intermunicipal, colocando o concelho no centro das decisões estratégicas que moldarão o futuro da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *