A região vitivinícola do Alentejo reafirma o seu estatuto de vanguarda na sustentabilidade com o lançamento do projeto Re:Boxed, uma iniciativa pioneira a nível mundial que transforma um resíduo industrial de difícil tratamento – a fita de rótulos – em caixas de transporte de vinho de alta qualidade.
Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) em parceria com a empresa Partícula Verde, esta nova solução de economia circular visa eliminar a deposição em aterro ou a incineração de centenas de toneladas de material.
O projeto, que foi recentemente apresentado no Sustainability In Drinks (SID), em Londres, representa uma resposta prática e mensurável aos desafios da gestão de resíduos no setor.
O cerne do Re:Boxed reside num processo inovador que permite que o papel siliconado, usado como suporte dos rótulos adesivos, seja transformado em matéria-prima para a indústria papeleira. Este material, que anteriormente não tinha destino útil, está agora a ser reintroduzido na cadeia de valor.
Desde o início deste ano, a implementação do projeto nos Vinhos do Alentejo já permitiu desviar mais de 14 toneladas de fita de rótulos dos aterros sanitários. O impacto do projeto torna-se ainda mais visual quando se analisam os números globais da região.
João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D nos Vinhos do Alentejo, sublinha a dimensão desta iniciativa: «Para uma ideia mais visual de todo o impacto desta iniciativa, se estendermos as fitas adesivas utilizadas nos rótulos de vinhos do Alentejo, só no ano passado, daria o comprimento de 20 mil quilómetros, o que equivale à distância entre o Alentejo e a Nova Zelândia. Até agora, este material era frequentemente aterrado ou incinerado, mas através deste processo é transformado em embalagens, gerando valor e promovendo uma verdadeira economia circular.»
O lançamento da Re:Boxed enquadra-se no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa lançada em 2015 que coloca a região na linha da frente da produção vitivinícola sustentável. O PSVA conta atualmente com mais de 700 membros, abrangendo cerca de 63% da área de vinha do Alentejo, e já possui 27 produtores certificados com um selo de produção sustentável de reconhecimento internacional.
O objetivo da CVRA é disponibilizar a nova embalagem em exclusivo aos produtores alentejanos como uma opção de transporte nacional e internacional para escoar vendas online, enoturismos ou remessas para concursos de vinhos.
Esta iniciativa reforça de forma categórica a bandeira da sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e posiciona a região como um dos maiores exemplos internacionais de resiliência face aos desafios ambientais.